domingo, 5 de setembro de 2010

Escola Maçonica Estrela do Oriente

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Municipal Maçônica Estrela do Oriente fica localizada à Rua Teixeira de Freitas, s/n setor Dr. Roberto na cidade de Santa Maria da Vitória. Fundada em 23 de novembro de 1992, sempre teve a Maçonaria como patronesse, que acolhera a idéia de fundá-la. As aulas iniciaram em março de 1993 em condições provisórias no atual clube maçônico Antônio Augusto Soares, com duas (2) duas turmas, (pré-escola e primeira série do ensino fundamental), com um total aproximadamente de 70 alunos, na administração do então venerável Ailton da Silva Carvalho, o qual promoveu o seu registro junto a Secretaria de Educação do Estado, lei de autorização 001/2001, data de criação 02/02/01. Posteriormente firmou contrato de concessão com a prefeitura Municipal de Santa Maria da Vitória, na administração do prefeito Tito Lívio Nogueira soares.

A idéia de funcionar a escola nas dependências do clube supracitado, deu-se em função da carência de uma unidade escolar nos bairros: Setor Planalto e Dr. Roberto, próximos a Loja Maçônica Estrela do Oriente.

A matrícula dos alunos era feita através de visitas de porta em porta pelas mulheres da Ala Feminina Acássia do Corrente da Maçonaria.

A construção da escola teve inicio na administração do venerável Sr. Vander Barros e concluída durante a administração do venerável Sr. Walci Motta.

                             







2.1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA


A escola Maçônica Estrela do Oriente, faz parte do sistema educacional do município, contando com um corpo administrativo, formado por diretor, secretária e auxiliar de secretaria, coordenador pedagógico. Além de professores, zeladores, vigia e merendeira. Funcionando em dois turnos: matutino e vespertino. As salas são pequenas e mal ventiladas, porém, a conservação em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização dos alunos e comunidade, visando a preservação do prédio escolar. A gestora tem procurado desenvolver um trabalho de parceria com a comunidade, procurando conhecer o contexto social da sua clientela, contando assim com ajuda CRAS (Centro de Referência e Assistência a Família), ao Programa Sentinela, a AABB Comunidade, uma vez que a clientela da referida escola participa dos programas citados. A atual diretora, a qual é graduada em pedagogia pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação – FACITE, funcionária pública do município, e que tem atuando com professora do ensino fundamental I, desde 1993, no município de Santa Maria da Vitória-BA, vem prestando serviço como gestora há um ano e sete meses e tem atuação voltada para mediação entre o corpo docente e discente, para que as propostas pedagógicas e curriculares possam ser desenvolvidas de forma eficaz; promovendo reuniões pedagógicas para a troca de experiências e informações entre os professores e os coordenadores da secretaria de educação. E síntese, desenvolve atividades que garantam bom funcionamento da escola, em todos os segmentos.



2.2 ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA


A escola se encontra relativamente equipada para realização de suas atividades educacionais. Oferece o ensino fundamental I e educação infantil. Formando um total de 8 turmas, sendo 2 de educação infantil, com 19 alunos cada. Com idades entre 4 e 5 anos. No ensino fundamental temos: uma turma de 1º ano, uma turma de 1ª série, duas turmas de 2ª série, uma turma de 3ª série e uma turma de 4ª série, totalizando 170 (cento e setenta) alunos. A escola possui 4 salas de aula, 5 banheiros, 01 pátio, 01 cantina, 01 secretaria, 01 almoxarifado e uma ampla área arborizada para recreação com muro. As salas são pequenas e possui pouca ventilação. O horário de funcionamento:

Matutino: 7:30h às 11:30

Vespertino: 13:30h às 17:30








Nenhum comentário:

Postar um comentário